Não são em todos os casos que remédios naturais funcionam e nem todas as informações que podemos encontrar por aí possuem bases científicas. As propagandas realizadas pelas empresas de medicamentos naturais costumam prometer curas milagrosas, substâncias completamente seguras – por serem, obviamente, naturais – e ao alcance de qualquer um. Todas essas informações são mentirosas. Não existe cura milagrosa de nenhuma doença através de medicação. Qualquer patologia deve receber o tratamento adequado para que seja possível alcançar a cura depois de algum tempo. E não é só porque as substâncias presentes no composto são naturais que o remédio pode ser seguro. Lembre-se que, entre outras coisas, as drogas podem ser feitas a partir de ervas e não são seguras! Antes de iniciar um tratamento com remédios naturais é necessário consultar seu médico, falar sobre seu desejo de usar medicamentos alternativos e escutar com atenção todas as recomendações que ele oferecer. Caso ele diga que o caso é mais sério e tratamentos naturais não vão resolver, aceite isso. E nunca esconda do seu médico quais substâncias você toma em casa, ele precisa saber para poder te orientar melhor e escolher o melhor tratamento para você. É claro que em muitos casos substâncias naturais ajudam, mas você precisa de orientação profissional para fazer essa escolha e deve ter clareza sobre todos os riscos que você pode correr, além de ter certeza sobre todas as interações medicamentosas que são possíveis com o remédio que você irá utilizar. Apenas com as informações certas é possível conhecer aproveitar os verdadeiros benefícios de remédios naturais sem correr riscos.
Todos os remédios naturais possuem contraindicações e provocam efeitos colaterais, assim como os remédios industrializados. Da mesma forma, os remédios naturais também interagem com os medicamentos convencionais, podendo representar sérios danos para a saúde, prejudicando o tratamento que se necessitava realizar. Princípio ativo, especificidade do remédio (natural ou não) e dosagens devem ser indicadas por especialistas. Mas hoje em dia é muito comum que as pessoas perguntem sobre remédios naturais para combater males específicos e acabem comprando o medicamento e tomando por conta própria, seja na forma de chás ou de suplementos naturais. A automedicação nunca é uma boa alternativa e deve ser evitada!
Todos os médicos sempre recomendam aos seus pacientes que tenham um estilo de vida mais saudável: Praticar exercícios físicos, ter uma dieta balanceada, mudar os maus hábitos e adotar diversas atitudes que contribuem para a nossa saúde física e mental, melhorando nosso desempenho e transformando o nosso dia a dia. Muitos pacientes que começam a adquirir hábitos mais saudáveis acabam acreditando que meios naturais são suficientes para resolver quase todos os males e podem ser enganados facilmente com promessas que levem o rótulo de produtos 100% naturais. É preciso ter em mente que nem sempre o que é natural é seguro e que para cada doença e cada histórico médico existem especificidades a serem consideradas.
Fonte: Novos Hábitos
PRODUTOS NATURAIS
Berinjela com Alcachofra
Acelera o metabolismo das gorduras, auxiliando a redução das elevadas taxas de triglecerídeos, prevenção de doenças cardiovasculares. Atua ainda como diurético, auxilia tratamentos de problemas renais e diminuição da uréia e ácido úrico , no aumento da atividade do fígado, estimula a desintoxicação e a eliminação da uréia.
O composto com berinjela e alcachofra estimula as funções digestivas, hepáticas e renal. Acelera o metabolismo das gorduras do organismo. Auxiliando de forma significativa na redução das elevadas taxas de triglicerídeos e do colesterol.
Fortalece os vasos sanguíneos e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Tem papel fundamental na manutenção da saúde - e ainda influência na perda de peso.
Associada ao emagrecimento os benefícios da berinjela são conhecidos com excelentes resultados em dietas de emagrecimento; reduz o mau colesterol, tem propriedades benéficas no combate ao reumatismo, artrite e problemas digestivos. Muito rica em vitaminas, cálcio, proteínas e ferro, a berinjela é composta por nutrientes muito importantes para o funcionamento do organismo.
Benefícios: 1. Tira a gordura do corpo, tem uma substância chamada saponina, que age como um detergente; quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la.
2. Combate a celulite: Tem substâncias anti-inflamatórias que trabalham para reduzir a celulite, já que os furinhos nada mais são do que uma inflamação nas células, agravada pela ingestão de alimentos gordurosos.
3. Previne doenças: Por ser cheia de compostos fenoicos – substâncias antioxidantes – reduz os radicais livres que atacam as células, e protege o organismo de doenças como o câncer.
4. Faz o intestino melhorar: Agem como um laxante natural, regulando o intestino e melhorando a digestão. O corpo fica mais saudável e a barriga a diminui.
Além de excelente para a perda de peso, é aconselhada para combater os níveis altos de colesterol no sangue. Sugestão de Uso:
Ingerir duas cápsulas duas vezes ao dia sempre nas principais refeições.
PASSIFLORA EM CÁPSULAS
Ação sedativa, antiespasmódica e soporífera, ansiedade, nervosismo, stress.
A passiflora atua como um ansiolítico suave, sem risco de dependência ou viciação. É a planta ideal para os que se encontram submetidos à tensão nervosa, insônia, dores e espasmos diversos.
A passiflora descontrai os órgãos abdominais ocos, cuja contração causa dor de tipo espasmódico, ou cólica: estômago, intestino (cólica intestinal), vesícula e vias biliares (cólica biliar), vias urinárias (cólica renal) e útero.
Na prática, o seu uso é indicado em qualquer tipo de dor, incluindo as nevralgias.
Muitos hormônios são produzidos principalmente durante o sono profundo, como, por exemplo, a serotonina, denominada hormônio do humor. A sua ausência pode levar a estados depressivos. Noites mal dormidas produzem pessoas mal humoradas, cansadas e com tendência a depressão. Algumas plantas podem auxiliar no tratamento da insônia: são as chamadas plantas calmantes, relaxantes e hipnóticas (as que induzem ao sono).
Com a ansiedade controlada, a pessoa começa a relaxar, a musculatura se distende, as dores na coluna e a tensão nos ombros, também são suavizadas, e, a qualidade do sono melhorará muito.
Modo de emprego: Adultos: 1 a 2 cápsulas por dia – crianças: metade da dose ou menos conforme a idade.
Este produto não substitui a orientação médica. No caso de persistência dos sintomas, um médico deverá ser consultado.
BENEFÍCIOS DO CALCIO D
A partir dos 35 anos perdemos cálcio lenta e diariamente, principalmente as mulheres, que perdem o dobro de cálcio em períodos de mudança hormonal como na menopausa. Por isso, especialistas indicam alimentação rica em cálcio, exercícios físicos e reposição diária de cálcio e vitamina D, que só é produzida com uma dose diária de exposição ao sol.
Milhões de pessoas sofrem com osteoporose, uma doença séria que não mostra os sintomas e só descobrimos depois que o osso se quebra sozinho. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que a osteoporose já é considerada uma epidemia, afirmando que o cálcio e vitamina D são nutrientes essenciais para a vida humana. As principais fraturas causadas pela osteoporose são as de quadril, que já somam 120 mil por ano no Brasil, e as do colo de fêmur. Essas fraturas precisam de cirurgias complicadas e muitas vezes acabam causando incapacidade ou a morte.
Estudos já comprovam que suplementos com cálcio e vitamina D ajudaram a diminuir a taxa de mortalidade entre idosos, por isso, O CÁLCIO D é indicado para quem já passou dos 40 anos de idade e quer ter uma vida longa, com saúde e disposição.
O cálcio retirado da concha da ostra é o que tem melhor absorção pelo nosso organismo, por isso tem efeito comprovado em aproximadamente 20 dias de uso. Tem a dose diária de cálcio que seu corpo precisa para manter seus ossos saudáveis e melhorar sua qualidade de vida. Não tem adição de sal ou açúcar, por isso não engorda e não causa azias ou problemas estomacais, pois possui alta solubilidade; não tem gosto nem cheiro, e não interfere em outros tratamentos, pois não é remédio. Não contém glúten.
Fonte: http://www.who.int/nutrition/topics/nutrecomm/en/index.html
Recomendação de Ingestão Diária: duas cápsulas distribuídas.
Consumir este produto conforme recomendação de ingestão diária. Deve ser evitado por gestantes, nutrizes e, crianças até 3 (três) anos somente devem consumir este produto sob orientação de um nutricionista ou médico; pessoas em processo de hemodiálise, e por alérgicos a frutos do mar.
Benefícios da Cáscara-Sagrada
A cáscara-sagrada é uma planta com excelentes propriedades medicinais. É um arbusto de folhas largas e denteadas. Leva o nome de sagrada pela suas grandes características curativas. Um dos seus benefícios é no tratamento do intestino preso, ajudando a regulá-lo.
É encontrada em ervas mas também em cápsulas, sendo uma maneira mais prática. Nos problemas intestinais, sua grande vantagem é de não provocar cólicas nem diarréias. Após sua ingestão, ocorre a liberação de substâncias que ajudam a eliminar o material fecal.
O ótimo funcionamento do intestino faz com que não ficamos com inchaço no local da barriga, ajudando assim no emagrecimento, já que ela facilita a digestão. Hábitos saudáveis na alimentação e na prática de esporte devem ser adotados para resultados rápidos.
Outros Benefícios: Combate o inchaço • Melhora o funcionamento do intestino • Diminui a absorção de gordura pelo organismo • É diurética • Elimina as toxinas do corpo • É um laxante natural • Evita a retenção de líquidos
• Combate o colesterol.
Sugestão de uso: duas cápsulas diárias antes das refeições.
BENEFÍCIOS DA BERINJELA
Emagrece e protege o coração.
Importante suplemento para a redução de alguns fatores de risco cardiovasculares como a dislipidemia, gordura corporal e visceral, pressão arterial sistêmica e altas concentrações de ácido úrico, e para o emagrecimento.
Reduz o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo 2, diminui a concentração sérica de ácido úrico. Um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue, conhecido como hipercolesterolemia. A farinha de berinjela auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose. Apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue. Também combate a radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Fontes: Terra e Classifarmas
AMORA
A Amora é um suplemento nutricional extraída de folhas de amoreira; as cápsulas de amora, são compostas por Morus Alba que tem o 1-de oxynojirimycin como seu principal componente, e que ajuda contra diabetes do tipo II e na redução de peso.
Atua como planta reguladora de hormônios, com isso, atua nos sintomas da menopausa que são eles: ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, memória fraca, nervosismo, dores musculares e das articulações, calor e às vezes suor frio, redução da libido, insônia, depressão e problemas urinários.
Também, anticancerígena, ajuda no combate à osteoporose, ajuda como fortalecimento muscular nas praticas desportivas por ter alto teor de potássio.
Atua fazendo limpeza no sangue, função anticéptica, vermífuga, digestiva, além de calmante, diurético, laxante, refrescante, adstringente e bastante útil nos problemas de tireóide. Possui propriedades eficazes antioxidantes por conta das combinações de vitamina C e E que contribui na aparência deixando a pele com boa aparência.
A amora previne infecções urinárias, reduz o risco de úlcera e também o de câncer no estômago.
Pesquisas feitas em ratos mostraram que o chá, causa melhora na função do fígado e rins, além de diminuir a pressão arterial e a taxa de glicemia; como é de tamanha eficiência na prevenção do câncer.
Contem potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco, onde evita acumulo de gordura no corpo e potencializa o efeito de queima de gordura existente, principalmente a gordura nas vísceras e eliminando os sintomas de obesidade.
Mais algumas informações sobre a planta…
Existem duas variedades Alba e nigra. A Nigra vem com frutos negros e a Alba com frutos brancos. Na Europa durante o século XVI, se usava os frutos, a casca e as folhas da amora negra. O fruto se utilizava para inflamações e hemorragias, a casca se usava para as dores de dentes e as folhas para as mordidas de cobra e também como antídoto de envenenamento por acônito. A amoreira esta ficando defasada da matéria médica na Europa. Na China a amoreira branca segue em alta como remédio para tosse, resfriados seguidos de febre, dor de cabeça, garganta irritada e pressão alta. Também é utilizada para retirar o calor do canal do fígado, que pode levar a irritação dos olhos afetando estados de ânimo e também para refrescante ao sangue. Na Europa se usa a folha da amora para criar insulina contra diabetes.
CHÁ VERDE
O sabor é um tanto amargo. Mas, mesmo assim, o chá verde tornou-se o queridinho da vez. E não é só no chá das cinco. Afinal de contas, são tantos os benefícios atribuídos a essa bebida milenar e de tradição oriental que não há como não se render a umas boas doses de saúde diariamente.Feito com as folhas da Camellia sinensis - a mesma erva que dá origem ao chá preto - o chá verde ajuda na perda de peso, diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, diminui o risco de artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas, e tem ação cicatrizante por uso tópico. Além disso, quando utilizado em bochechos e gargarejos previne cáries e ajuda a combater infecção na garganta.
O poder do chá verde está em sua composição. "Ele contém altas concentrações de antioxidantes como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides, estimulantes como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor, entre outros), além da teofelina, que é um potente vasodilatador", enumera a nutricionista Mônica Dalmácio, membro do Conselho Regional de Nutrição.
Recentes estudos realizados por pesquisadores japoneses do Centro Nacional Epidemiológico de Prevenção contra o Câncer ainda associam o consumo da bebida ao menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de pele, pulmão, ovário e próstata. "Os resultados positivos estão relacionados aos bioflavonóides e às catequinas, substâncias de ação antiinflamatória e antioxidante, que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores, destaca Mônica. No processo de emagrecimento, o chá verde atua como importante auxiliar, pois tem ação desintoxicante, digestiva e diurética. Além disso, a combinação de polifenóis em sua composição acelera o metabolismo. "Ele provoca uma sensação de saciedade”.
Mas quem quer perder peso não deve substituir uma alimentação equilibrada pela bebida. “O ideal é fazer o uso em conjunto com uma dieta saudável, pobre em gordura e açúcares, além de alguma atividade aeróbica", avisa a médica ortomolecular, Luciana Granja. Mas é recomendável não abusar do uso, "O consumo em excesso pode levar a gastrite, devido à cafeína; destaca a nutricionista Mônica Dalmácio.
DOLOMITA
Indicações: Artrite, artrose, processos inflamatórios, tremores, osteoporoses, (recupera a massa óssea) bursite, reumatismo, gota, amigdalite, gripe, renite, sinusite, dor de garganta, herpes, cólicas menstruais, miomas, dor de cabeça, enxaqueca, tendinite, DORT (doenças ocupacionais por repetição no trabalho). Suplementa a carência do Cálcio e Magnésio que atuam no sistema nervoso, e é calmante. Strees, cansaço físico e mental, perda de memória, déficit de atenção, hiperatividade, nervosismo, irritabilidade, insônia. Desordens no sistema digestivo, gastrite, enjôo na gravidez, ulceras gástricas, flatulência, colite, hemorróidas, fissuras. Desordem do sistema cardiovascular, trombose, diminui a pressão sangüínea, aumenta o desempenho do sistema cardiovascular. Pode ser usada em pó ou em cápsulas.
Origem: É um mineral de Carbonato de cálcio e magnésio [ CaMg( CO3 )2 ], muito abundante na natureza na forma de rochas dolomíticas, utilizado como fonte de magnésio. A origem da dolomita constitui um grande enigma geológico. Ainda não se sabe muito sobre sua gênese. São propostos modelos hidrotermais, com fluidos vindos de grandes profundidades, através de falhas geológicas também muito profundas; origem a partir de interação microbial em ambientes hipersalinos; misturas de águas doces e salgadas; entre inúmeros outros.
DOLOMITA EM PÓ: Uso Externo - A Dolomita quando adicionada de água ou soro para o uso em pasta, adquire uma textura cremosa muito delicada, que favorece um efeito mais eficaz que as argilas ou outras Dolomitas de maior granulosidade. Tem uma ação penetrante nos poros, neutralizando rapidamente a acidez da área aplicada. Por isso o resultado imediato é percebido pelo alívio das dores e desconfortos nos casos de problemas mais superficiais (queimadura de sol, água, óleo). Uma camada fina da pasta de Dolomita é suficiente para produzir bons resultados. Na primeira aplicação o efeito é perceptível. Quando estão acometidos músculos e tecidos mais profundos, é necessário de uma camada mais espessa cujo tratamento deve ter a duração de 30 minutos até 2 horas em média, quanto mais profundas. A aplicação em pasta permite uma distribuição anatômica da Dolomita , especialmente na face, mão, pé, região perenal ( região genital ). A pasta é indicada em pequenas ou amplas lesões superficiais e mais profundas que envolvem tecido conjuntivo ou muscular como: contusões, hematomas, escoriações, queimaduras ou seja acidentes que precisam de uma aplicação rápida, mais penetrante, e uma estancando de imediata o sangramento e diminui a temperatura.
INDICAÇÃO
Picadas, abscesso, furúnculos e infecções na pele. Traumatismos, dores musculares, contusões, luxações, hematomas, artrites e torcicolo. Cólica menstrual, dores abdominais e lombares, cólica renal, nódulos nas mamas, mastite, cistites; sinusite, dores de cabeça, garganta, ouvido, e inflamação nos olhos. Atua na pele clareando, amaciando, atenuando rugas, cicatrizes, acnes de III grau, manchas gravídicas ou senis na face, mãos e braços.
Reduz processo inflamatório em caso de acnes, e superficializa os cravos. Proporcionando um lifting natural.
Outras Indicações:
STRESS - insônia, dores musculares, fibromialgia, diabetes, hipertensão, fogachos (onda de calor), dores articulares nas mãos e pés, esporões, joanete, calor nos pés.
REJUVENESCIMENTO: da pele - celulites, estrias e flacidez, usar aproximadamente 30 dias consecutivos envolvendo com filme.
NO COURO CABELUDO - queda de cabelo, seborréia, oleosidade, enfraquecimento por tintura. Fazer uma pasta com a mesma proporção de água e Dolomita e aplicar nos cabelos, deixar 30 a 60 minutos conforme o comprimento destes. Pode permanecer com o tratamento durante toda noite.
Mascara Facial rosto, colo e pescoço: 1 colher de sopa cheia de Dolomita, metade do volume de água, 5 gotas de mel. Faça uma pasta e aplique no rosto e pescoço, após 15 minutos molhe o rosto fazendo movimentos circulares até remover toda a pasta. Aplique um hidratante.
COLÁGENO
O colágeno é como um bloco de construção do corpo. Ele nos mantém com aparência jovial e saudável, e por isso cada vez mais as pessoas tem procurado tomar colágeno (quer seja em pó, em cápsulas ou alimentos com colágeno). No entanto, é melhor conhecer a realidade dos efeitos do colágeno, antes de gastar em tratamentos de colágeno – e sobre os riscos que você pode levar em usar certos tipos de suplementos de colágeno.
Aproximadamente aos 50, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Ou seja, não há uma produção/reposição adequada do colágeno no organismo. Esta é apontada como uma das principais causas dos sinais do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias, celulites e rugas.
Os suplementos de colágeno são supostamente para reverter esta perda natural. Existem hoje no mercado muitas formas de suplementos de colágeno: em cápsulas, em pó, em barras de cereais ou outros alimentos, em shakes, em cremes e até em injeções (esta um caso a parte, pois apenas o médico dermatologista ou cirurgião plástico pode fazer a aplicação).
Alguns fatores que interferem neste processo de reposição: presença de vitamina C no dia a dia, vitamina D, água (boa hidratação), e alguns fatores externos como prática de atividade física e exposição ao sol.
Os suplementos orais podem principalmente representar um perigo se você tem sensibilidade alimentar ou alguma condição que impossibilite esta suplementação. A maioria do colágeno disponível no mercado é feito a partir de colágeno obtido da hidrólise em animais como bovinos ou suínos. Injeções de colágeno podem ter alguns efeitos secundários.
FONTE:http://ela.oglobo.globo.com/beleza/colageno-em-po-a-bola-da-vez-no-combate-ao-envelhecimento-6174175
SENE
Sua propriedade purgativa é conceituada devido o mesmo não causar nenhum tipo de efeito inflamatório secundário, problema comum causado pelos purgativos drásticos. Como o Sene possui propriedade laxante o mesmo é indicado em casos de problemas intestinais ou em casos onde se faz necessário a facilitação de defecações, tais como fissuras e hemorróidas. Seu uso é contra indicado para gestantes, mulheres em fase de aleitamento, apendicite, cistite, obstrução intestinal e criança. Atualmente na forma de cápsulas ou na forma de erva seca para se fazer chás.
Sene é bastante utilizado por pessoas que possuem prisão de ventre, gases e até mesmo aquelas pessoas que estão com obesidade. Ele age no corpo como um laxante, regulando o intestino e exterminando a prisão de ventre. Com isso também podemos dizer que ele pode ajudar na redução de peso, pois uma vez que você possui problemas intestinais você tende a inchar a adquirir mais volume na área do abdômen. Porém, é muito importante salientar que o Sene é um produto forte e não pode ser usado por muitos dias, pois isso acarretaria problemas intestinais como diarréia, irritação da parede intestinal e até mesmo mal estar e cólicas fortes, pois ele age de forma rápida e eficaz. Caso seja usado com moderação, seus benefícios serão vistos com facilidade.
O ideal é apenas uma xícara para cada dia que você for tomar, ou de uma a duas cápsulas dirias.
Caso você tenha problemas intestinais é ideal para que se sinta bem e livre deste incomodo. Tome o chá com cuidado para que não lhe cause nenhum efeito colateral e sim, benefícios para a sua saúde.
PORANGABA
Maravilhoso Suplemento para Emagrecer
A Porangaba, É mundialmente conhecida como a erva que elimina o excesso de barriga, a Porangaba é uma maravilha para quem precisa vencer a gordura ao redor da cintura. Extraída de uma planta brasileira (Cordia Ecalyculata Vell), é tida como o substituto natural do rimonabanto - princípio ativo do Acomplia, a tão falada pílula antibarriga retirada do mercado por causar depressão. A Porangaba não oferece risco. Apesar de ainda ter poucos estudos científicos sobre ela, não existem relatos de efeitos colaterais nos Estados Unidos e na Europa, onde é usada há mais de quatro anos.
Benefícios:
CELULITE: A Porangaba reduz até a gordura profunda do abdômen. Esse poder vem da cafeína que acelera o metabolismo e faz o organismo queimar os excessos da gordura localizada. A alantoína presente na Porangaba age nos vasos linfáticos, promovendo uma drenagem combatendo a celulite.
FOME: Consumida após o café da manhã, do almoço e do jantar, conforme instruções, ela reduz bastante o apetite. Da mesma forma que as anfetaminas, a Porangaba inibe os neurotransmissores da fome. Só que de forma Natural e de maneira mais segura, sem os efeitos negativos das substâncias sintéticas.
OUTROS BENEFÍCIOS: Porangaba é diurética, auxilia na eliminação do excesso de líquido do corpo; além disso, a cafeína contida na erva, dá mais disposição para o exercício, trabalho e até aquece o lado sexual. Excelente eliminador das gorduras e excesso de peso.
GISENG
Melhora a qualidade de vida e proporciona a longevidade.
Benefícios:
• Melhora a circulação sanguínea;
• Tem efeito calmante;
• Previne a gripe, principalmente em idosos;
• É estimulante sexual;
• Previne o câncer;
• Apresenta benefícios no tratamento da impotência;
• Diminui o stress e o cansaço;
• Promove o bem-estar;
• Melhora a memória;
• Diminui o cortisol em pacientes com diabetes;
• Ajuda a reduzir a pressão arterial.
O ginseng coreano ou chinês chamado cientificamente de Panax ginseng é estimulante e serve para tratar problemas circulatórios e o ginseng americano, chamado cientificamente de Panax quinquefolius é calmante e serve para controlar o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão.
Uso: Tomar duas cápsulas diárias, distribuídas - Quando em pó, basta misturar uma colher de sopa às principais refeições; ou consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia.
Contra indicações: O uso do ginseng é contra-indicado para indivíduos com infecções renais e para mulheres grávidas ou durante a amamentação.
Efeitos colaterais: Quando consumido em excesso o ginseng pode gerar os efeitos colaterais: diarréia, insônia e o aumento da pressão arterial.
GUARANÁ
Energético Natural do Brasil.
PROPRIEDADES:
1. Energético natural. Tônico dos músculos, dos rins, do coração e dos vasos sanguíneos. Poderoso afrodisíaco.
2. Estimula a renovação das células, mantendo a aparência sempre jovial e prolonga a vida.
3. Elimina o excesso de glicose e colesterol. Combate o reumatismo.
4. Poderoso estimulante da circulação sanguínea e da memória.
5. Equilibra o funcionamento do estômago e do intestino.
6. Disciplina o apetite facilitando o controle de peso.
COMO UTILIZAR:
Tomar até 3 cápsulas ao dia.
PROPRIEDADES SENSORIAS E CARDIOVASCULARES:
Produz aumento de entusiasmo; euforia. Aumento de sensitividade. Estimula o centro respiratório; o centro do nervo vago; fibra cardíaca. Efeito musculo-tropico (vaso dilatação).
PROPRIEDADES TERAPEUTICAS ATRIBUIDAS AO GUARANÁ, SEGUNDO A SABEDORIA POPULAR:
Aumento da atividade motora (estimulante), ótimo para circulação sanguínea (coração), combate a isquemia e arteriosclerose, recuperação de cansaço mental, bom para diarréia de crianças (guaraná com gotas de limão), bom para enxaquecas e dores de cabeça em geral, reduz a ressaca da ingestão de bebidas alcoólicas, combate a doenças de (útero, ovário, trompas), regula o funcionamento destes órgãos e reduz as cólicas menstruais, modera o apetite sem atrapalhar as principais refeições do dia, pode ser utilizados nos regimes para emagrecimento. auxilia no tratamento de hemorróida, recompõe as células da pele facial, é diurético, revigorante e rejuvenescedor.
ÓLEO DE CÁRTAMO
O óleo de cártamo é um óleo extraído da semente do cártamo, uma planta mais encontrada em países do hemisfério norte. Esse óleo é rico em ômega 6 e ômega 9, importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares pois entram na composição do colesterol bom, o HDL.
Esses compostos são também encontrados em grandes quantidades em outros óleos como o de soja, azeite, em peixes e frutos do mar.
Outro benefício do óleo de cártamo é a grande quantidade de vitamina E encontrada em sua composição. "Essa vitamina previne a formação de radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de alguns cânceres, envelhecimento celular e da aterosclerose".
A forma mais comum deste óleo é encontrada em cápsulas que facilitam sua ingestão. Os efeitos benéficos do consumo de óleo do cártamo mais estudados atualmente são: redução do peso corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 2, inibição de células cancerosas, diminuição das concentrações de colesterol LDL e glicose no sangue, entre outros.
Na redução da gordura corporal, os nutricionistas explicam que o óleo do cártamo age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL), responsáveis por estocar a gordura, estimulando a ação das enzimas lipolíticas, que queimam a gordura.
Além disso, pessoas que praticam atividades físicas regularmente, podem ter seus efeitos potencializados, sendo aumento da perda de gordura corporal, aumento da massa e definição muscular.
Óleo de Alho
Impede a destruição do tecido cardíaco, fornece proteção ao coração e evita ataques cardíacos.
Benefícios:
• Atua como coadjuvante no tratamento de hipertensão arterial leve
• Auxilia na Redução de Colesterol Ruim (LDL) e aumenta o Colesterol Bom (HDL)
• Auxilia no combate a doenças reumáticas.
• Rico em Vitaminas A, B1, B2, C, PP entre outras.
• Rico em Sais Minerais (Cálcio, Enxofre, Germânico, Magnésio, Selênio, Silício, Sódio e Zinco)
• Fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência orgânica e contra infecções.
• Ativa o funcionamento do fígado, preventivo contra doenças biliares
• Reduz os sintomas da Prisão de Ventre.
• Auxilia no tratamento ácido úrico, gota e ciática
O óleo de alho em cápsulas promove ação vasodilatadora, diurética e combate a agregação plaquetária, auxiliando na hipertensão arterial. Os benefícios de cápsulas óleo de alho apresenta propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares, os efeitos óleo de alho em cápsulas extermina bactérias malignas do intestino, combate o câncer gastrointestinal por impedir o crescimento das células cancerígenas.
Contra Indicação: Gestantes, nutrizes e crianças até 3 anos, somente devem consumir óleo de alho em cápsulas sob orientação de nutricionista ou médico. Sugestão de Uso: Recomenda-se ingerir uma cápsulas do produto 3 vezes ao dia.
VALERIANA
Aos benefícios naturais da valeriana acrescenta-se o facto de, ao contrário dos fármacos geralmente receitados para combater perturbações do sono e estados depressivos, a planta não causar dependência nem provocar excessiva sonolência matinal: é até recomendada para acompanhar o processo de desabituação destes medicamentos.
É recomendado para insônias e problemas de sono. Períodos de grande tensão, ansiedade e irritabilidade também são beneficiados com o uso de extratos de valeriana. A valeriana não só devolve o sono como também aumenta a qualidade do mesmo e é um eficaz tônico do sistema nervoso. Com menos evidência científica surgem também relatos de benefícios da valeriana contra tremores, hiperatividade, dores musculares e articulares, estados de histeria, dores de cabeça, enxaquecas e dores menstruais.
Dosagens e contra-indicações:
Poderá encontrar valeriana sob o formato de infusões, tinturas e extratos. Se a tomar como chá, recomendam-se 1,5 a 3 gramas de raiz para 150 ml de água a ferver, durante 10 minutos. Em forma de cápsula, existem doses de 300 a 1800 mg para uso oral. Existem ainda mais formatos, preparações e até fármacos à base de valeriana com diferentes dosagens. Recomenda-se para adultos, uma dose única de 2-3g de raiz de valeriana (infusão) ou o equivalente em extrato seco ou tintura. Lembre-se que, dependendo da dose e da sensibilidade pessoal, a administração de valeriana pode interferir com a condução de veículos ou manipulação de máquinas. Não deve ser administrada à criança com menos de três anos; entre os 3 e os 12 anos, a dosagem deverá ser aconselhada pelo médico de acordo com o peso corporal. Para perturbações de sono, recomenda-se dose única, cerca de uma ou duas horas antes de ir dormir. Em casos de irritabilidade e tensão nervosa, a administração poderá ser feita em três usos diários.
SUCUPIRA
O poder medicinal das sementes da árvore de Sucupira no tratamento do câncer de próstata.
Outros benefícios: Combater a úlcera, gastrite, ácido úrico, aftas, amigdalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais; é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e no ovário, é excelente para a articulação.
Os pesquisadores fazem questão de desfazer o mito de que tudo o que é natural não faz mal. Pode fazer sim. Substâncias produzidas pelas plantas podem ser tóxicas. O organismo humano encontra dificuldades em digerí-las ou absorvê-las. No caso da Sucupira o que a população já sabia, a ciência confirmou. Ao longo de 11 anos cientistas estudam o poder medicinal da Sucupira nos laboratórios do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e agrícolas da Universidade de Campinas, o CPQBA. Entrevista com Mary Ann Folglio- pesquisadora da Unicamp: "Atualmente já conseguimos comprovar que as sementes da sucupira tem substâncias envolvidas com o processo da inibição da dor e da inflamação e de câncer com uma seletividade para o câncer de próstata. Aproveitamos os modelos que temos no CPQBA que são modelos in victro de linhagens de células tumorais humanas, e avaliamos essas células tumorais. Observamos que essas substâncias e os extratos da sucupira eram capazes de inibir o seu crescimento que, foram tiradas de células de tumores humanos.
Siga corretamente modo de uso na embalagem.
LECITINA DE SOJA
Contribui para a cura e prevenção de doenças, sempre acompanhada de uma alimentação saudável e atividade física. A lecitina não é um medicamento e sim um complemento alimentar.
Contém vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Fósforo, potássio e vitamina E, são fornecidos em grande quantidade pela lecitina. Já os ácidos-graxos essenciais, conhecidos como ômega 6 e ômega 3, estão presentes na relação ideal para o corpo humano, sendo 1 parte de ômega 3 para 10 de ômega 6. Em relação ao conhecido ômega 3, a lecitina garante 12% da dose diária recomendada em apenas 1 colher de sopa.
O fígado é um órgão do corpo humano responsável pelo metabolismo de digestão das gorduras, bem como pela excreção de compostos considerados tóxicos ao corpo, como o álcool. O mecanismo de digestão da gordura passa por uma etapa no fígado que tem a função de fragmentar as moléculas de gordura para facilitar a digestão. Se a gordura não é fragmentada, há uma deposição no fígado, podendo resultar em graves doenças neste órgão. A lecitina de soja, com seu poder emulsificante, ajuda na fragmentação da gordura, aumentando a eficiência da digestão.
Quando um composto tóxico ao organismo (álcool, por exemplo) é levado ao fígado para excreção, o órgão usa seu mecanismo de digestão para expelir o composto, diminuindo a fragmentação das gorduras, e conseqüentemente aumento a deposição. A lecitina novamente entra em ação para fragmentar as gorduras, diminuindo sua deposição.
A colina é um nutriente essencial, pois não é sintetizado pelo corpo humano. Este composto é responsável pela síntese de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pelo bom funcionamento do cérebro. A colina está presente na lecitina de soja, um composto natural e isento de colesterol, diferentemente das fontes animais de colina, como carne vermelha e gema de ovo.
Estudos confirmaram a presença de colina em doses até 100 vezes maior no leite materno, evidenciando que a colina é extremamente necessária na etapa da vida em que o desenvolvimento cerebral é acelerado.
A partir de uma certa idade os indivíduos começam gradativamente a diminuir a atividade cerebral, como por exemplo, depois dos 50 anos de idade, foi verificado que mais de 50% das pessoas submetidas aos testes mostraram algum tipo de diminuição na atividade cerebral. Para compensar esta perda, um suplemento de até 550mg de colina por dia é sugerido pelo FDA (Food and Drug Administration). Sugestão de uso: 2 cápsulas ao dia.
TRIBULUS TERRESTRIS
Como apoio para pessoas que praticam atividade física, Tribulus Terrestris realça a produção do LH (hormônio luteinizante), ajudando no desempenho e desenvolvimento de ganho de força e de massa muscular, obtendo-se bons resultados. Para o tratamento da impotência e como um estimulante para ajudar a aumentar o impulso e o desempenho sexual, diversos estudos como o do Instituto Químico-Farmacêutico em Sofia, na Bulgária comprovou que quando administrado tribulus em homens saudáveis de 28 a 45 anos, em 3 doses de 500 mg ao dia ocorre um aumento de 41 % na função sexual no decorrer de 5 dias. Aumento da libido, freqüência e força das ereções( por conta da vasodilatação genital), aumentando a contagem de espermatozóides e recuperação da atividade sexual. Já as mulheres usando tribulus terrestris houve um aumento da concentração de estradiol, melhorando a função reprodutora, libido e ovulação.
Outros efeitos positivos foram relacionados usando o produto, como a diminuição nas taxas de colesterol, melhora no humor e na auto-estima. É um produto fitoterápico totalmente natural e, portanto, seguro.
Especialistas no campo fitoterápico recomendam que Tribulus Terrestris deve ser administradas por períodos, pois com o tempo, seu efeito pode ser minimizado, tornando-se menos potente. De 3 a 4 semanas utilizando, seguindo de 1 a 3 semanas sem o uso, apresenta mais eficiência. Consulte seu médico.
ÓLEO DE PRÍMULA
Alterações psicológicas: ansiedade, tristeza, nervosismo, sem razão aparente, são observadas neste período que antecede o ciclo menstrual. Alterações físicas: inchaço, dores de cabeça, pernas e seios; cansaço e náuseas.
Faça exercícios físicos (pode ser caminhadas); consuma menos sal; diminua o consumo de café, chás pretos e mate;
consuma alimentos ricos em água e diuréticos como: melancia, chuchu, abacaxi, melão, pêra, alface, entre outros.
O óleo de prímula em cápsulas é rico em ácidos graxos essenciais da série ômega-6, que consistem no ácido linoléico e ácido gama linolênico (GLA). Auxilia a equilibrar os hormônios sexuais femininos, diminuindo os impactos da tensão pré menstrual.
São ácidos graxos essenciais, principalmente do ácido gama linolênico - GLA, cuja carência no organismo pode levar ao envelhecimento precoce, ressecamento da pele, aumento da pressão arterial e distúrbios cardiovasculares e emocionais causados pela Tensão Pré Menstrual. Este óleo é bastante utilizado na menopausa, auxiliando no controle da irritabilidade, depressão, insônia e das crises de calor. O Óleo de Prímula em cápsulas atua na prevenção de problemas coronários e da esclerose múltipla, além de ajudar a diminuir os níveis de colesterol plasmático e a recuperar o tecido hepático danificado pelo uso excessivo de álcool.
CONTRA INDICAÇÃO: Gestantes, nutrizes e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionistas ou médico. POSOLOGIA: Recomenda-se ingerir 2 cápsula 3x ao dia, junto as principais refeições.
O óleo de sementes da Oenothera biennis, conhecida popularmente como prímula ou estrela-da-tarde, mostrou eficácia no controle dos desagradáveis sintomas da TPM, a famosa tensão pré-menstrual.
Um estudo do Centro de Medicina Integrada Cedars-Sinai, da Califórnia, avaliou o uso do fitoterápico em 68 mulheres que se queixam do distúrbio. No fim de três meses, 61% delas tiveram desaparecimento total dos sintomas e em 23% dos casos houve melhora parcial. Apenas em 16% das pacientes, nenhum efeito foi percebido.
O segredo está nos ácidos graxos poliinsaturados, presentes na sua composição, que não são produzidos pelo organismo, e sim, obtidos na dieta. Estes ácidos graxos essenciais são responsáveis pelo equilíbrio dos hormônios femininos, diminuindo os efeitos desagradáveis da TPM.
ESPINHEIRA SANTA
Propriedades Medicinais: adstringente, analgésica, antiácida, antiasmática, antiespasmódica, antidispéptica, antiinflamatória, antiulcerogênica, anti-séptica, antitumoral, aperiente, carminativo, cicatrizante, colagoga, digestiva, laxativa e emenagoga.
Usos Tradicionais: acne, atonia gástrica, azia, dispepsia, câncer, controle de natalidade, eczema, gases, gastrite, herpes, inflamação, úlcera gástrica, mau-hálito, ulcerações, vômitos.
As partes utilizadas da Espinheira-Santa são as folhas, que podem ser administradas em forma de chá, cápsulas com extrato seco, tinturas e extrato fluido. Além do uso interno, pode-se fazer uso tópico do chá ou de unguentos da planta, de forma minimizar dores de ferimentos e facilitar a cicatrização.
Está na lista de medicamentos fitoterápicos oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) devido ao largo uso na medicina popular e comprovada eficácia principalmente no tratamento de problemas digestivos (com eficácia equivalente à obtida com a cimetidina e ranitidina), que está relacionada à presença de taninos nas folhas da planta. Como serve para beneficiar a digestão, ajudar a emagrecer, principalmente pessoas com distúrbios digestivos.
Os taninos têm poder cicatrizante de lesões ulcerosas no estômago por controlar a produção de ácido clorídrico neste; poder anticéptico por paralisar as fermentações gastrintestinais, inclusive os efeitos da Helicobacter Pylori causadora de úlcera gástrica; é analgésico por aliviar as dores ao corrigir as funções estomacais e ao facilitar a eliminação de gases. É capaz de inibir alguns tipos de cânceres, como o câncer de pele e o câncer gástrico ao combater a Helicobacter Pylori, (bactéria também causadora deste mal). Seus componentes principais são terpenos, triterpenos, taninos, flavonóides, mucilagens, antocianinas, açúcares livres e traços de sais minerais. Seu efeito laxativo deve-se à mucilagem presente na planta; já o diurético, aos triterpenos.
Muito utilizada por índios sul-americanos como abortivo e para evitar a gravidez, pelas propriedades que podem ser comprovadas devido ao feito de promover contrações uterinas e de dificultar a implantação do embrião na parede uterina. Portanto, é contra-indiciada às mulheres que desejam engravidar ou estejam em fase de gestação.
Sugestão de uso: Até 3 cápsulas ao dia. Não mastigue nem parta ao meio; ingerir com água.
GINKGO BILOBA
O extrato obtido de suas folhas comprovadamente reduz as tonturas, refresca a memória, alivia as dores nas pernas e nos braços e acaba com o zumbido no ouvido. Estudos realizados em laboratório e com seres humanos sugerem sua capacidade de prevenir e atacar tumores — mais um importante item que se acrescenta. Os bioflavonóides, contudo, são conhecidos de longa data. Agem como antioxidantes, combatendo os radicais livres e impedindo o envelhecimento. Mais de 50 estudos sobre ginkgo e câncer já foram catalogados. Em 2002 uma pesquisa conduzida pelo grego Vassilios Papadopoulos mostrou em laboratório e em testes clínicos que a ginkgo inibe o crescimento agressivo de tumores de mama. Também existem trabalhos sobre câncer cerebral e de fígado.
Uma das pesquisas que obtiveram resultados mais estrondosos foi concluída no final do ano passado. Ao todo, 1 388 mulheres foram acompanhadas por seis meses. Todas relataram tomar algum tipo de remédio fitoterápico — equinácea, erva-de- são-joão, ginseng e ginkgo. As que ingeriram esta última diariamente tiveram uma incidência 60% menor de tumores de ovário. Para entender o que estava ocorrendo, os surpresos cientistas levaram a ginkgo para dentro do laboratório. Lá misturaram o extrato da planta a culturas de células de ovário cancerosas. Bastou uma pequena dose para que o crescimento delas fosse reduzido em 80%. Mulheres com mais de 50 anos e histórico familiar de câncer de ovário deveriam considerar tomar ginkgo", diz ele. Alzheimer: "Possivelmente o benefício seja alcançado apenas se a droga for utilizada de forma preventiva, anos antes do início da doença".
a ginkgo pode provocar enxaqueca e aumentar a sensibilidade da pele, causando alergias. elas possuem grandes quantidades de um ácido capaz de irritar a pele. Ao afinar o sangue, a planta também pode causar sangramentos (antes de submeter um paciente a cirurgia, os médicos costumam pedir que cesse a ingestão. Há ainda advertências com relação a distúrbios gastrointestinal e queda de pressão arterial. "A ginkgo é uma planta segura, mas deve ser usada com cautela".
Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0271/medicina/ginkgo-biloba-tem-poder-681365.shtml
UXÍ EM CÁPSULAS
Indicação do produto: Mioma, cisto, inflamações uterinas, infecções e hemorragias.
O Uxí amarelo, também conhecido como Endopleura uchi ou Uxipuçu, é utilizado em forma de uma infusão feita a partir da casca da árvore que deve ser tomada freqüentemente durante o dia. Seu efeito é o de auxiliar no tratamento de miomas uterinos, infecções urinárias e doenças ligadas a descontroles do ciclo menstrual. Também se pode utilizar o uxi em forma de cápsulas, geralmente a serem ingeridas a cada doze horas, ou conforme orientação médica.
Manter fora do alcance das crianças. Não utilizar durante a gravidez e lactação. Qualquer dúvida o médico deverá ser consultado.
CENTELHA ASIÁTICA
BENEFÍCIOS:
. Celulite;
. Pele flácida;
. Excesso de peso;
. Pele efeito "casca laranja".
AÇÕES:
. Beneficia a micro circulação;
. Melhora o aspecto geral da pele;
. Induz a produção de colágeno.
A centelha asiática é amplamente usada na medicina ayurvédica, na qual é conhecida como brahmi.
Também é indicada para tratamentos de varizes, varicose, quadros reumáticos, feridas indolentes, úlceras leprosas e cicatrização cirúrgica.
Planta originária de regiões quentes da Índia, Paquistão, China, Austrália, Madagáscar, contém como princípios ativos triterpenos, (asiaticosidos e ácido asiático) que ajuda a aumentar a oxigenação e a atividade circulatória ao nível do tecido conjuntivo. Ela atua na biossíntese do colágeno, ao nível dos fibroblastos normalizando a produção de fibras colagénicas, eliminando a fibrose responsável pelo armazenamento de água e acumulação de gorduras "rouba água das células gordas". A Centelha Asiática restabelece as trocas metabólicas entre o tecido conjuntivo e a corrente sanguínea, permitindo não haver acumulação de toxinas, água e gorduras. Diminui e combate a celulite, produzindo também uma ação antiinflamatória, evitando assim o edema, a dor e o rubor. Mantém a consistência ao nível dos tecidos, eliminando os nódulos celulíticos "pele casca de laranja".
Composição (por 6 comprimidos): 1814mg
Informação Nutricional (por 6 cápsulas): Valor energético 2,8 kcal / 11,5 Kj - Proteínas 6mg - Glicídios 650mg
Límpidos 10mg
Ingredientes: Centelha Asiática 56%; agentes de volume: Maltodextrina, Amido de Milho, Óxido de Magnésio, Polivinilpirrolidona, Sílica; antiaglomerante: Sais de Magnésio de Ácidos Gordos.
Uso recomendado: Tomar 3 cápsulas diárias. Apresentação: Embalagem com 60 cápsulas.
KAWA KAWA
AÇÃO E INDICAÇÃO: Indicada para tratamento de nervosismo, estresse, insônia e ansiedade. Relaxante muscular leve. Coadjuvante no tratamento da depressão, cefaléias tensionais e enxaquecas.
FORMAS UTILIZADAS: Cápsulas, pó da planta ou extrato seco, Tintura (líquido)
Ação Farmacológica e Indicações: Melhora o humor e a ansiedade. As kavalactonas promovem um relaxamento da musculatura esquelética, sem afetar os músculos respiratórios. Em animais mostrou efetiva ação ansiolítica, anticonvulsivante, astiespasmódica e relaxante muscular, possui propriedades analgésicas e anestésicas (semelhante à da cocaína e maior do que a benzocaína). Em humanos provou sua ação ansiolítica, e ação benéfica na indução do sono. Em outros estudos mostrou maior duração da ansiólise que o diazepam. O Kawa é um ansiolítico muito menos sedativo que os benzodiazepínicos, não produzindo sonolência significativa.
No sistema nervoso, possui ação ansiolítica, hipnótico discreto melhorando a qualidade do sono, relaxante muscular leve, discreta ação anticonvulsivante, anestésico local, estados de estresse com fadiga e fraqueza, coadjuvante no tratamento da depressão, cefaléias tensionais ou mesmo enxaquecas, alguma atividade antipsicótica. Possui ação bacteriostática e antimicótica.
Efeitos Colaterais: No início do tratamento pode ocorrer cansaço e adinamia. Pode alterar discretamente os reflexos para dirigir ou conduzir máquinas. O consumo constante pode provocar uma coloração amarelada da pele, cabelo e unhas, sempre transitórios, melhorando com a suspensão do produto. Evitar em gestantes e crianças com menos de 12 anos por falta de estudos clínicos.
CLORETO DE MAGNÉSIO
Artrite, Artrose, Tendinite, Pressão Alta e muitas outras doenças podem ser evitadas com o uso adequado deste produto.
O magnésio é um dos minerais essenciais para a regeneração celular, e é utilizado em mais de 350 reações enzimáticas no organismo, mais do que qualquer outro mineral. Ao lado de oxigênio e iodo, o magnésio é o terceiro elemento mais importante para sustentar a vida, reverter doenças e o envelhecimento.
O magnésio é um mineral calmante para relaxar os músculos, relaxar as artérias e nervos excitados, enquanto o cálcio contrai os músculos. O magnésio é rapidamente utilizado pelas glândulas supra-renais em momentos de stress. O magnésio mantém o potencial elétrico (voltagem) através da membrana dos nervos e músculos, e aumenta a capacidade das células brancas do sangue para combater as infecções em 300%.
O corpo não retém o magnésio como faz com o cálcio. O magnésio é excretado como resultado de alto estresse, ingestão de açúcar, cafeína, álcool, diarréia, e dietas ricas em proteínas e frutas.
Quando se trata da cura e da própria vida, depois da água que bebemos e do ar que respiramos, o magnésio faz jus a sua importância como o mineral do milagre que pode salvar-nos em época de extrema necessidade. Chamado de "mineral da bela" pelos chineses antigos, sua beleza é vista no poder de cura absoluta que ele contém. É nada menos que um mineral milagroso. Ele tem a chave para centenas de reações enzimáticas essenciais e os processos celulares. Cloreto de Magnésio, quando fornecidos em quantidades suficientes, pode melhorar a fisiologia celular de uma forma muito poderosa.
Poucos sabem que o Cloreto de Magnésio é um impressionante lutador contra infecção e ainda menos sabem que uma forma eficiente para fornecer magnésio para todas as células é feita por meio transdérmico (Isso aconteceria naturalmente se passamos horas por dia de banho no mar).
Por que precisamos de Magnésio?
O magnésio é essencial para o funcionamento de centenas de processos enzimáticos diferentes no corpo, particularmente aqueles que produzem, armazenam, transportam e utilizam a energia. O magnésio é importante para os seguintes processos metabólicos:
• Na síntese da proteína: DNA e RNA em nossas células que necessitam de magnésio para o crescimento e desenvolvimento celular.
• Para aumentar os sinais elétricos que devem percorrer os nervos do nosso corpo (incluindo os impulsos para o cérebro, coração e função pulmonar).
• Regular e distribuir a energia em todo o corpo.
• Para pressão arterial normal, tônus vascular. Para transmissão de sinais das células nervosas, e do fluxo sangüíneo.
• Para nervos e funções musculares.
Os sinais de deficiência de magnésio: Como o magnésio é fundamental para praticamente todos os processos metabólicos podem ajudar a restabelecer a saúde em quase qualquer distúrbio de saúde e tem sido utilizado como uma pedra angular na terapia sistêmica de minerais e vitaminas desde a década de 1980. O Cloreto de Magnésio deve fornecer benefícios para as pessoas com qualquer um dos distúrbios listados abaixo, mas também tem amplos benefícios para uma boa saúde geral.
A coisa mais importante e crucial que precisamos fazer é compensar, de maneira mais eficiente possível, nossas deficiências de magnésio.
• Insônia • Obesidade • Enxaqueca • TPM (SPM) • Instabilidade emocional • Depressão / Apatia • Nervosismo
• Ansiedade • Epilepsia • Pedras nos rins • Insuficiência Cardíaca Congestiva • Fadiga Crônica • Pressão arterial alta (hipertensão) • Constipação • Diabetes • Cãibras musculares • Osteoporose • Artrite • Artrose • Asma • Problemas de memória • Ruído Sensibilidade • Dormência e formigamento • Transpiração excessiva • Anorexia • Envelhecimento acelerado.
Cuidados: O cuidado é necessário em casos de deficiência renal / distúrbios renais.
Cloreto de Magnésio é paradoxalmente tanto calmante como energizante. O uso prolongado (principalmente se uso via oral) tenderá a ajudar a dormir, mas a curto prazo os efeitos de ativação em pessoas sensíveis, especialmente se usado na parte da tarde ou à noite, pode eventualmente causar inquietação ou dificuldade para dormir.
UNHA DE GATO
A Unha de Gato para tratar asma e inflamações do trato urinário; para recuperação do parto; assim como purificador dos rins; para cura de ferimentos profundos; para artrite, reumatismo e dor óssea; para controlar inflamação e úlceras gástricas; e para câncer. Tribos indígenas em Piura utilizam a Unha de Gato para tratar tumores, inflamações, reumatismo e úlceras gástricas. Tribos indígenas na Colômbia utilizam a vinha para tratar gonorréia e disenteria. Outras tribos indígenas peruanas utilizam a Unha de Gato para tratar diabetes, câncer do trato urinário feminino, hemorragias, irregularidades na menstruação, cirrose, febres, abscessos, gastrite, reumatismo, inflamações; para lavagem interna e tumores.
A utilização destes deve ser descontinuada de uma semana a dez dias antes de qualquer procedimento cirúrgico importante. Dois alcalóides da unha de gato têm sido documentados com propriedades hipotensivas. Pessoas com baixa pressão arterial ou em uso de medicação anti-hipertensiva devem verificar com seu médico antes de iniciar a utilização desta planta e se permitido, utilizar com cautela. Altas dosagens de unha de gato (3-4 gramas de uma só vez) têm sido reportadas como a causa de algumas dores abdominais ou problemas gastrintestinais, incluindo diarréia (devido à quantidade de taninos presentes na casca da vinha). Se a diarréia for leve, o uso pode ser continuado. Descontinue o uso ou reduza a dose se a diarréia persistir por mais de 3-4 dias.
Uso pediátrico: Não há contra-indicação, embora seja pouco provável seu uso.
Uso na gestação e na amamentação: Não deve ser usada durante a gestação nem a lactação.
Posologia: Adultos: Cápsulas: uma a duas diárias
A Unha de Gato tem sido documentada com propriedades antifertilizantes e, portanto, é contra-indicada em mulheres que pretendem engravidar-se.
ÓLEO DE JABORANDI
Óleo de Jaborandi – excelente aliado contra a queda dos cabelos
O óleo de jaborandi protege o nosso couro cabeludo, dá força aos fios, devolvendo a maciez e o brilho natural aos nossos cabelos e que tem diversas propriedades, como por exemplo, antiartrítica, anti-inflamatória e antirreumática.
O jaborandi é uma pequena árvore (ou arbusto) que cresce no norte e nordeste do Brasil, principalmente no Pará e Maranhão, onde predomina o cerrado. O jaborandi, além dos benefícios que nos proporciona quando ingerido (como baixar a febre, ser bom para bronquite, asma, laringite, glaucoma, etc.), é excelente no controle e combate à acne, seborreia, caspa e queda de cabelo (inclusive ajuda a acelerar o crescimento capilar e fortalece o cabelo).
O óleo de jaborandi é um óleo capilar 100% natural, não tem adição de produtos químicos. O óleo vegetal é extraído a frio, ou seja, não tem sua forma mais pura e original agredida, o que garante a bioatividade dos ácidos graxos essenciais e os benefícios que estes proporcionam ao nosso organismo.
A linha deste óleo natural é utilizada "in natura" para hidratação e massagem de parte do nosso corpo ou dele inteiro, inclusive dos cabelos.
CHAPEU DE COURO
Possui ação incrível no sistema urinário. Possui ação diurética, auxilia na eliminação de pedras, faz uma verdadeira assepsia nas vias urinárias. O Chapéu-de-couro é o famoso curinga para o sistema urinário. Também apresenta um efeito depurativo muito acentuado, sendo empregado normalmente para vários tipos de doenças de pele e com resultado ótimo para o excesso de ácido úrico. Em casos mais crônicos o uso do chá pode ser uma excelente alternativa.
A biomédica, Bruna Polacchine é autora de outro estudo com a erva, este realizado na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. "A planta também tem um efeito diurético que contribuiu para o controle da hipertensão", observa. Justamente por aumentar a eliminação de urina, o chá feito de chapéu-de-couro é consagrado, no uso popular, para tratar problemas renais. Ele também tem fama de aliviar inflamações diversas e acelerar a recuperação de lesões de pele. "A espécie está cheia de taninos, componentes fungicidas, bactericidas, cicatrizantes e antiinflamatórios", enumera Bruna Polacchine. "Tem ainda boa quantidade de flavonóides que reforçam o efeito contra inflamações. Tudo isso junto pode explicar os benefícios descritos pelo povo. Mas, do ponto de vista científico; é preciso mais estudos para comprovar outras atuações", diz ela.
USO: Antes, converse com o seu médico. Faça uso duas ou três vezes ao dia; nunca mais do que isso.
GARCÍNIA
Garcinia enche as reservas de glicogênio no fígado e outros tecidos, reduzindo o apetite e aumenta os níveis de energia; reduz a produção de triglicérides e colesterol e pode também aumentar a termogênese, a queima de calorias. Ao contrário de estimulantes químicos comumente utilizados em produtos da perda de peso, o se uso não age no sistema nervoso central. Isso significa que causa insônia, nervosismo, alterações na pressão arterial e freqüência cardíaca e sua eficácia não diminui com o tempo.
Possíveis Benefícios:
• O extrato do fruto e casca, é popular entre produtos naturais para a perda de peso. O extrato é o ácido hidroxicítrico (HCA), para suprimir o apetite e aumentar a queima de gordura.
• Diminui o peso corporal através de controle do apetite.
• Reduz os triglicerídeos séricos.
• Cria um processo no corpo chamado termogênese.
• Pode diminuir a acidez e aumentar a defesa da mucosa gástrica na área, justificando assim a sua utilização como um agente antiulcerogênico. Não vicia com uso prolongado
• Contém quantidades significativas de vitamina C e tem sido usada como um tônico cardíaco.
• Reduz significativamente a vontade de comer doces, inibe o gosto da glicose na boca, aumenta a secreção de insulina no pâncreas e aumenta a perda de peso.
OBS.: Mulheres grávidas ou amamentando e crianças não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nestas situações; Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto. Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.
Modo de usar: Tomar 1 cápsula 30 min. antes das refeições.
CARVÃO VEGETAL
O Carvão Vegetal ativo existente nas cápsulas é obtido por carbonização das cascas de noz de coco. Este processo permite criar uma rede de poros, o que aumenta consideravelmente a superfície específica de adsorção do carvão. Ele constitui o mais poderoso absorvente de origem natural, atualmente conhecido. Benefícios: O Carvão Vegetal das cápsulas não é absorvido pelo organismo e permanece no tubo digestivo, onde é perfeitamente tolerado. Tem a capacidade de absorver, ou seja, fixar à sua superfície diversas substâncias tais como bactérias, toxinas e gases, todas elas nocivas ao organismo. O Carvão Vegetal ativo das cápsulas suprime rápida e eficazmente a aerofagia e os gases intestinais, conhecidos cientificamente como aerocolia. É muito benéfico nos problemas funcionais do sistema digestivo, tais como: Dores abdominais (dores de barriga), alterações do trânsito intestinal, dilatação intestinal devido a gases / flatulência. Devido a estas propriedades, pode ajudar a melhorar a estética da silhueta, pois permite reencontrar novamente uma barriga lisa.
Outras indicações das cápsulas de Carvão Vegetal: Contribuem também para eliminar o mau hálito, provocado geralmente pela fermentação intestinal, embora não seja essa a única causa. São indicadas para os casos de diarréia, absorvendo as bactérias e formando um penso intestinal.
Composição: Carvão Vegetal ativado.
USO: Antes, consulte o seu médico. Posologia: Adultos: 2 cápsulas ao almoço e ao jantar. Crianças dos 6 aos 15 anos: 1 a 3 cápsulas por dia. Seu uso pode alterar a coloração das fezes tornando-as mais escuras, não havendo no entanto motivo de preocupação. Respeitar um intervalo de 2 horas do uso ao de qualquer outro medicamento.
GELATINA
Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos. A matéria-prima da gelatina é o colágeno, geralmente extraído da pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos. Um dos benefícios é que ela é isenta de gordura, retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo; dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.
Quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. Isso acontece por conta do enfraquecimento gradativo do colágeno, que exerce essa função estrutural de sustentação e preenchimento da pele. Com uma dieta rica em proteínas (lembre-se, gelatina é proteínas), atividade física e pouca exposição solar é possível melhorar a saúde, como fortalecer unhas, ter um cabelo brilhante e a pele mais saudável. Mas atenção, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida precário. É preciso estilo de vida soldável.
As versões em cápsulas são mais eficientes para a formação de colágeno por serem pura e sem adição de corantes. Quanto à absorção, as do tipo em pó são absorvidas em maior velocidade.
Não existe contra-indicação para o consumo da gelatina, mas os diabéticos devem ter atenção especial para não consumirem as versões não diet . Já para os alérgicos a determinados componentes, o ideal é sempre consultar um especialista antes de consumi-la. O mesmo é recomendado para as pessoas que sofrem de insuficiência renal, para evitar sobrecargas renais.
CARTILAGEM DE TUBARÃO
Benefícios: alívio de dores nas costas com suplementos de cálcio quelato ou de citrato de cálcio; alívio de cólicas menstruais; alívio das dores do crescimentos nos adolescentes; prevenir câncer de cólon e reto; reduz o colesterol e ajudar a prevenir doenças cardiovasculares; ajudar o sistema nervoso (tranqüilizante natural); ajudar a aliviar câimbra; tratamento e prevenção da artrite; manter a pele saudável.
É um complexo protéico formado por proteínas, mucopolissacarídeos como o sulfato de condroitina e de glicosaminas, além de substâncias minerais como o fósforo e cálcio produzidos por células conhecidas como condrócitos. A cartilagem de tubarão é um suplemento alimentar que tem apresentado resultados bastante promissores para auxiliar nos processos de osteoartrite, artrose e degeneração muscular.
A Cartilagem de Tubarão traz efeitos benéficos sobre a flexibilidade das articulações e redução da dor nos processos de osteoartrose, devem-se a presença dos mucopolissacarídeos, sulfatos de condroitina e glucosamina presentes na matriz protéica. A Cartilagem de Tubarão apresenta também a proporção ideal de cálcio e fósforo para serem mais bem absorvidos pelo nosso organismo, ou seja, duas moléculas de cálcio para uma de fósforo, esta relação permite um aumento da fixação do cálcio nos ossos.
Segundo estudos conforme fonte informativa no site, www.plantamed.com.br:
A Cartilagem de Tubarão é fonte de proteínas e minerais como o cálcio e o fósforo, presentes naturalmente nas cartilagens. Funções do fósforo, presente na Cartilagem de Tubarão: formação de ossos e dentes (junto com o cálcio). Constituinte dos lipídios proteínas, enzimas, vitaminas e do ATP (molécula que gera energia para o corpo). Principais fontes: carnes vermelhas, de aves e de peixes; ovos, leite e derivados, cereais, feijão, ervilha, etc.
O cálcio é o mineral com aior concentração no nosso organismo (1 kg a 1,5 kg). O cálcio e o Potássio juntos formam e mantêm dentes e os ossos sadios. O cálcio e o magnésio, juntos, mantêm a saúde do sistema cardiovascular.
20% do cálcio contido nos ossos é reabsorvido e substituído a cada ano. Cálcio, ferro, magnésio e chumbo competem pela absorção e fixação do osso. Para absorver o cálcio, o organismo deve dispor de vitamina D em quantidade suficiente para facilitar a absorção intestinal.
Principais funções do cálcio no nosso organismo: manter: fortes e saudáveis os dentes e ossos; a coagulação do sangue (ativa a pró-trombina); normalizar a pressão arterial; o ritmo sinusal; a contrabilidade muscular; diminuir a insônia; ajudar a metabolizar o ferro do organismo; o sistema nervoso, especialmente na transmissão de impulsos; protege contra o câncer do colo e retal.
Principais fontes naturais do cálcio, presente na Cartilagem de Tubarão: leites e derivados, queijos, soja, sardinha, salmão, amendoim, nozes, sementes de girassol, feijão, repolho crespo, brócolis, e couve. Fígado de vitela, germe de trigo, levedo de cerveja, galinha, óleo de milho, mexilhões, cogumelos, pimenta preta, fígado e grãos integrais, Cartilagem de Tubarão.
Doenças causadas pelo excesso de consumo: Doses diárias acima de 2.000 mg podem levar à hipercalcemia, causar prisão de ventre e aumentar o risco de infecções do trato urinário.
Sintomas de deficiência de cálcio: osteoporose, osteomalácia, ansiedade, otoesclerose, parestesias, insônia e nos casos graves: tetania. Metabolismo ósseo: O magnésio compete como o cálcio pela absorção e fixação no osso. A complementação de ser feita na proporção: 2 cálcio X 1 magnésio. As tetracilinas e penicilinas funcionam como quelantes do cálcio.
OBS: seu uso excessivo na gravidez pode ocasionar má formação óssea e má dentição do bebê. Indicações: a dosagem diária de 1 cápsula pode prevenir: osteoporose, câncer de colo, hipertensão arterial sistêmica e cãibras. Pessoas hipersensíveis a peixes e produtos da pesca devem ter cautela no uso. Gestantes, nutrizes e crianças de até 3 anos, devem consumir o produto sob orientação de nutricionista ou médico.
ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM E CÁPSULAS - (REDUTOR DA GORDURA ABDOMINAL)
Os benefícios associados ao consumo do “óleo de coco” são reconhecidos e valorizados pela Medicina Ayurveda na Índia há quase três mil anos. Em sânscrito, o coqueiro é chamado de “kalpa vriksha”, que significa “árvore que fornece tudo que é necessário para a vida”. O óleo de coco é comumente dividido em duas amplas categorias: refinado e virgem. O óleo refinado é tipicamente obtido do coco seco, chamado de copra. O óleo de coco virgem (não refinado) é obtido a partir de cocos frescos. Como elevadas temperaturas e solventes químicos não são empregados, o óleo virgem mantém seus fitoquímicos naturais, responsáveis pelos seus suaves sabor e aroma.
BENEFÍCIOS - SÃO 14 EXCEPCIONAIS BENEFÍCIOS A SAÚDE HUMANA
Beneficio 1 - O óleo de coco virgem extraído a frio, é considerado o mais nobre e eficiente produto natural, com excelentes propriedades que atuam auxiliando no combate diversos problemas de saúde. Tem efeito antibacteriano, antiviral e antifúngico. É rico em vitamina “E” e é um poderoso antioxidante. Rico em ácidos láuricos tem 2/3 de sua gordura composta de ácidos graxos, as mesmas gorduras do leite materno. Tem propriedades antiinflamatórias e é eficiente no tratamento da enxaqueca, ajuda a reduzir os problemas de tireóide e diabete, regulariza as funções intestinais e hepáticas. Amacia a pele e atua na prevenção de rugas e rachaduras na pele. Aumenta a imunidade e é eficaz no tratamento de doenças; gripe, tuberculose, pneumonia, herpes, e faringite. É eficaz também no controle do colesterol, reduzindo o mau colesterol LDL e aumentando o bom HDL.Na culinária é excelente em todos os pratos para realçar o sabor e facilitar a digestão.
Beneficio 2 - O óleo de coco é antiviral, antifúngico (mata levedura) e antibacteriano. Ele ataca e mata vírus que
têm um revestimento de lipídio (gordura), tais como herpes, HIV, hepatite C, gripe e mononucleose. Ele mata as bactérias que causam pneumonias, garganta inflamada, cáries dentárias, infecções do trato urinário, meningite, gonorréia, intoxicação alimentar e muitas, muitas outras infecções bacterianas. Ele mata os fungos, bactérias, protozoários e leveduras que causam infecções, pé de atleta, rouquidão, prurido, e muito mais. Óleo de coco, óleo de babaçu e óleo de palmaste (extraído da amêndoa da palma) são os três poderosos veículos do ácido láurico, que constitui praticamente a metade de sua gordura. Quando o ácido láurico chega aos intestinos é quebrado pela enzima lípase e se transforma em monolaurina. Ela simplesmente destrói vírus, bactérias, leveduras, fungos e até bichos maiores, como a tênia.
Beneficio 3 - Além de auxiliar na perda de peso, tem potente ação imunológica, cura dermatites, reduz o colesterol. Isso porque o óleo extra virgem é retirado a frio do coco e consegue reproduzir naturalmente o ácido láurico, aquele encontrado no leite materno (o famoso colostro, que mata vermes, bactérias e combate as infecções). Outra vantagem é o seu armazenamento. O óleo de coco não fica rançoso e pode durar até três anos em condições estáveis. Insípido, inodoro, incolor e resistente à oxidação, um grama do produto fornece aproximadamente 5 kcal.
Com alimento funcional, ele provê energia e matéria-prima para a construção de ácidos graxos que possuem ação antimicrobiana no organismo humano. Aproximadamente 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média que, no corpo humano, é transformado em monolaurina, um mono glicerídeo que possui ação anti-viral, anti-bacteriana e anti-protozoária, usado pelo organismo para destruir a camada lipídica de vários microorganismos como HIV, herpes, citomegalovirus, influenza, Helicobacter, Listaria monocytogenes, Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, estreptococos dos grupos A, F e G, Cândida albicans, Chlamydia, Neisseria ghonorreae, Giárdia, entre outros. Por outro lado, a monolaurina parece não exercer nenhum efeito sobre as bactérias colonizadoras do intestino, apenas em bactérias potencialmente patogênicas. De 6% a 7% dos ácidos graxos do coco são compostos pelo ácido cárpico, também transformado no organismo humano, a mono caprina, e também com propriedades antimicrobianas contra HIV, Chlamydia e herpes.
Beneficio 4 - A gordura do óleo de coco é chamada de “baixo teor em gordura”. Ela atua como carboidrato que é rapidamente absorvido no fígado e utilizado como energia rápida. Ela NÃO é armazenada como outras gorduras. Ela aumenta a energia e resistência. Muitos atletas usam o óleo de coco em suas bebidas. O óleo de coco também melhora a função tireoidiana e aumenta o metabolismo (ótimo se você quiser perder peso).
Beneficio 5 - O óleo de coco melhora a digestão e a absorção das vitaminas lipossolúveis, minerais (principalmente cálcio e magnésio) e aminoácidos. Melhora a utilização de glicose no sangue e melhora a absorção de insulina (ótimo para diabético tipo II). De fato, muitos diabéticos (tipo I e tipo II) usam o óleo de coco para reduzir os sintomas. O risco de diabetes diminui com o uso regular de óleo de coco. Cozinhar com óleo de coco não cria qualquer subproduto nocivo.
Beneficio 6 - O óleo de coco ajuda a curar o corpo e promove uma recuperação mais rápida. Ela ajuda e fortalece a função imunológica, protegendo-nos de uma variedade de cânceres.
Beneficio 7 - O óleo de coco é bom para seu coração. Consumidores regulares de óleo de coco têm muito menos chance de desenvolver aterosclerose (obstrução das artérias), arteriosclerose (endurecimento das artérias) e infartos, uma vez que, tem a propriedade de aumentar a fração HDL do colesterol (“colesterol bom”). Além disso, o óleo de coco pode baixar a sua pressão sanguínea. Ainda protege o fígado dos efeitos do álcool.
Beneficio 8 - O óleo de coco é um antioxidante natural. Ele protege o corpo de radicais livres e evita danos prematuros do envelhecimento e doenças degenerativas.
Beneficio 9 - O Óleo de coco é a melhor massagem de óleo do planeta. O que ele faz para a sua pele,você simplesmente tem que testemunhar. Constitui uma barreira contra infecções, suaviza e hidrata a pele e impede marcas de idade e manchas. Deixa o cabelo saudável e protege dos prejudiciais raios UV.
Beneficio 10 - A gordura do coco, assim como a gordura do peixe, diminuem as concentrações de substâncias pró-inflamatórias do organismo, que recebem nomes como TNF-alfa, Interleucina-1-beta e Interleucina-6. Pesquisas indicam que a gordura do coco pode ser muito útil no tratamento de doenças que envolvam um estado inflamatório agudo e/ou crônico. E a enxaqueca é uma doença crônica que compreende um estado inflamatório na sua fase de dor! A gordura do coco, ainda por cima, aumenta a produção no organismo de uma substância antiinflamatória chamada Interleucina-10, portanto podemos dizer que essa gordura é duplamente antiinflamatória!
Beneficio 11 - Estudos mostram que o óleo de coco é um forte inimigo do HIV. A monolaurina presente no coco destrói a membrana que envolve o vírus por um processo de amaciamento. “Se isso acontece, o vírus morre” disse o Dr. Conrado Dayrit. Cientistas Filipinos e Canadenses em estudos isolados descobriram que princípios químicos encontrados no óleo de coco năo só podem destruir o HIV (AIDS), como também inibir o desenvolvimento do vírus e sua carga viral. A Fundaçăo Filipina para Pesquisa e Desenvolvimento do Coco juntamente com o Hospital Săo Lázaro e os Laboratórios United, conduziram em 1999 os primeiros testes de HIV / AIDS efetuados nas Filipinas. Os testes envolveram 15 pacientes do Hospital Săo Lázaro portadores de HIV, nos primeiros estágios de desenvolvimento do vírus.
Os testes basicamente procuravam determinar se a monolaurina, um derivado do ácido láurico seria responsável pelo aumento de células CD4 e a reduçăo da carga viral (a carga viral é a quantidade de vírus no sangue) nos pacientes num estágio ainda năo detectável. As células CD4 săo a primeira linha de defesa do corpo contra doenças e infecçőes, mas também săo as primeiras a serem atacadas pelo HIV.
O Dr. Conrado Dayrit, Presidente da Academia Nacional de Cięncias e Tecnologia e membro do Conselho do PCRDF-Philippine Coconut Research & Development Foundation ,-- afirmou que o HIV, o vírus que causa a AIDS, está envolvido por uma membrana gordurosa que a monolaurina pode penetrar e mutilar rapidamente após ingerido. FONTE: http://www.sida-luz-positiva.org/
Beneficio 12 - O óleo de coco Extra Virgem é um alimento, e é um dos melhores óleos para cozinhar. Sua estrutura química é resistente, não sujeita as mutações decorrentes do ácido graxos mesmo quando usada em altas temperaturas, ao contrário de a maioria de óleos vegetais. A pesquisa mostra que a cadeia de ácidos graxos encontrados no óleo de coco impulsiona o metabolismo do corpo, aumentam a temperatura corpórea, e fornece uma energia para tornar mais eficiente a perda calórica. O azeite de oliva é rico em ácidos graxos que reduzem o colesterol. O ideal é usá-lo no tempero de saladas e de outros alimentos frios. Quando o azeite é aquecido, porém, seus ácidos graxos se degradam facilmente, tornando-se tóxicos. Para frituras e cozimentos, portanto, prefira gorduras pobres em ácidos graxos. É o caso da manteiga e dos óleos de coco e de dendê.
Beneficio 13 - O óleo de coco extra virgem é um tipo de gordura que o corpo não converte em gordura corporal nem em placas no interior das artérias. A ingestão do óleo de coco bloqueia o sistema enzimático que converte os carboidratos em gordura corporal. Os ácidos graxos provenientes do óleo de coco são a fonte preferida de combustível para as fibras musculares vermelhas durante o período de exercícios de moderada intensidade. Recomendação diária: 10 a 20 gramas dia
Beneficio 14 - Azeite de oliva e óleo de coco aumentam a atividade da 3beta-HSD e enzimas 17beta-HSD. Estes estão envolvidos na produção de testosterona. Azeite de oliva e óleo de coco também aumentam a concentração de antioxidantes do próprio corpo, nas células de Leydig, que produzem testosterona. No presente estudo, os pesquisadores deram um passo adiante. Eles encontraram uma relação entre a dieta, a quantidade de colesterol livre das células de Leydig e o nível de testosterona. As células de Leydig produzem testosterona a partir do colesterol. Uma dieta que é rica em óleo de coco ou azeite, aparentemente, ajuda as células a absorver mais colesterol. As células também são mais capazes de extrair o colesterol a partir do seu éster. O colesterol mais livre está disponível nas células de Leydig, e há menos colesterol éster na célula, assim será maior a taxa de produção de testosterona.
Mas a gordura do coco é saturada, porém, ao contrário da gordura saturada das carnes, por exemplo, a do coco se compõe de ácidos graxos de cadeia média, considerados benéficos porque não são armazenados nas células, vão direto para o fígado virar energia. Além disso, gordura de coco não contém ácidos graxos trans, muito comuns em óleos vegetais, que aumentam o mau colesterol, e é rico em ácido láurico, elemento antimicrobiano que o leite materno produz para assegurar a imunidade do bebê às infecções. Existem dietas de emagrecimento e cura à base de coco. O que é ótimo, também, no tratamento de parasitas intestinais.
Benefícios adicionais nos seguintes parâmetros:
• Redução dos níveis de colesterol total, fosfolipídeos e LDL-c;
• Aumento nos níveis tissulares e séricos de HDL-c;
• Efeito antitrombótico, avaliado através de dosagens de fibrina, fibrinogênio, fator V, 6-keto PGF1α e tempo de protrombina;
• As gorduras polinsaturadas reduzem o colesterol; e o óleo de coco produz níveis significativamente mais baixos (p=0,05) de beta-pre lipoproteínas (VLDL) e significativamente mais altos (p=0,01) de alfa-lipoproteinas (HDL).
Sugestão de uso: Tomar até 3 cápsulas ao dia; quando liquido, duas colheres ao dia.
BENEFÍCIOS DO ÓLEO DA LINHAÇA DOURADA
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças e, seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.
Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.
Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também estão sendo estudadas outras funções e tem benefícios como: rejuvenescedor, baixa de peso, auxilia no combate a anemia, auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc... Auxiliar no combate à acne. Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa; auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose.
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para dependentes da insulina.
Vitalidade física sistema digestivo sistema nervoso doenças inflamatórias retenção de líquidos, sistema imunológico, sistema cardiovascular, auxilia no funcionamento intestinal, redução de colesterol ruim, auxilia nas condições da pele e do cabelo.
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL A CADA 15g
a) Valor calórico 43 Kcal b) Carboidratos 1g c) Proteínas 2g d) Gorduras totais 3g e) Gorduras Saturadas 0g f) Gorduras Trans 0g g) Fibra alimentar 3g h) Ômega-3 58% i) Ômega-6 16 % j) Sódio 7,8 mg
Além disso, é a maior fonte alimentar de ligninas, compostos fotoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira que, possui uma casca dura, e mais difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil é quebrar as sementes e passá-las em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes/farinhas podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Vitalidade Física: um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
BAIXA DE PESO:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso; elimina o colesterol de forma rápida, ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite; contem grande quantidade de fibra dietética, em cinco vezes mais que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
Combate ao Câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, um deles é a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Em caso de câncer, recomenda-se combinar semente de linhaça moída com queijo cottage, baixo em calorias.
CONDIÇÕES DA PELE E DO CABELO:
Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele torna-se mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoríase e eczema. Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda da cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície. Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR os cabelos. Não use vaselinas; danificam o coro cabeludo e cabelo.
FRASCO COM 60 CAPSULAS - 500mg E 1000mg
Até 03 cápsulas ao dia mais exercícios físicos.