João 7.37-39
No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
- Era a época da festa das cabanas. Aquela festa rememorava a experiência vivida por Israel no deserto quando Moisés tirou água da rocha para o povo beber.
- Naquela festa havia a cerimônia da água em que uma procissão liderada por um sacerdote descia ao tanque de Siloé onde um jarro de ouro era enchido de água e levado templo.
- A água era derramada no altar, e o coro do templo cantavam os Salmos 113 a 118.
- Também, aquela festa trazia em si o sentido da expectativa da vinda do Messias.
Provavelmente, no oitavo dia, era realizada uma oração para que a chuva viesse sobre a terra. E nesse momento que Jesus, de pé, no meio do templo, se apresenta como o manancial prometido.
(Vs. 40-44) O texto diz que alguns creram que ele era um profeta, outros que era o Cristo e os fariseus queriam prende-lo.
Mas Jesus estava ali para dizer que aquele ritual nada mais tinha de significado, pois ele era a fonte da águas vivas.
1. Jesus é fonte das águas vivas.
Se ele disse ser a fonte das águas vivas, podemos concluir que poderiam haver outras fontes das quais as pessoas bebiam. Jeremias 2:13, Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Israel, como povo de Deus, havia deixado a Deus para cavar as suas cisternas tentando saciar a sede de sua alma em outros lugares. Se na antiguidade esse povo ao invés de contar com o poder de Deus preferia aliar-se as nações poderosas, agora esse povo vivia em função de uma lei que em muito se distanciava do propósito de Deus.
E naquela festa Jesus veio alertar que não adiantava fazer a festa, o ritual e buscas saciar a sede em outras fontes.
- Esse brado de Jesus (disse em alta voz) também é para nós hoje. “ Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de águas viva.”
- Hoje também, existem muitas fontes nas quais o homem tem procurado beber. O homem procura saciar a sua sede em terapias alternativas, como é comum ver as pessoas procurando o zen budismo, as filosofias orientais para diminuir o stress, buscando o poder dos cristais, meditando em pirâmides, buscando na ioga um equilíbrio interior, fazendo romarias a lugares santos, procissões em busca de um milagre.
- Mas tudo isso é em vão, são cisternas rotas como eu disse. As águas dessa cisterna são misturadas, inúteis para saciar a sede da alma.
- São águas que não curam as enfermidades do espírito. Só Jesus é a fonte das águas vivas.
2. Jesus é fonte acessível e de graça.
Jesus convida a vir até a ele. Se alguém tem sede, venha e beba.
Não é preciso fazer penitências, não é preciso subir escadas de joelhos, não é preciso caminhar milhares de quilômetros, não é preciso repetir preces intermináveis, não é preciso repetir mantras desconhecidos, não é preciso viajar quilômetros até Meca, não é preciso tomar banho em nenhum rio, não é preciso viajar para nenhum santuário, não é preciso sair de igreja em igreja.
Jesus é a fonte que podemos chegar e
- Ele estará na sua casa quando você chegar,
- Ele estará junto ao seu lado quando você deitar.
- Ele está aqui, e agora mesmo Você pode aqui, agora, beber da água viva, você pode a qualquer momento beber da água viva.
A fonte é acessível: se alguém tem sede venha a mim e beba...
A qualquer momento, a qualquer hora, em qualquer lugar, sem pagar nada, sem sacrifícios, você pode beber água viva.
3. Jesus é fonte inesgotável.
1 Coríntios 10:4, e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.
João 4.13 e 14, Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
1º -Ela teme ao senhor, e esse temor faz com que veja seu marido como se fosse o SENHOR JESUS, mesmo que ele seja incrédulo. “...Mas a mulher que teme ao senhor, essa será louvada.” (PROVERBIOS 31:30)
2º -Ela é sabia; por isso, fala pouco ou só mesmo o necessário. Quando a pessoa fala muito é porque é egoísta,e sempre quer impor aos outros as suas idéias e pensamentos.
“O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína”. (PROVERBIOS 13:3)
3º -Ela é discreta.Nunca procura chamar a atenção dos outros para si. O seu comportamento é contrario ao das outras mulheres do mundo.A sua fala é suave, os seus vestidos são discretos. O seu rosto pode ser maquiado, mas não “mascarado”; o seu cabelo é penteado,mas não de forma exótica.
“Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição”.
(PROVERBIOS 11:22)
4º -Ela é virtuosa.A mulher virtuosa é aquela que procura cuidar muito mais do seu coração do que do seu corpo.Tem como fragrância no seu corpo a plenitude do ESPIRITO SANTO.
“Porque nós somos para com DEUS o bom perfume de CRISTO; tanto nos que são salvos, como nos que se perdem.” (2Corintios 2:15) virtuosa.A mulher virtuosa
“
5º -Ela é forte.Não se abate diante das dificuldades. Pelo contrário,quando os momentos difíceis acontecem, surge com a determinação de mulher de DEUS.
“A força e a dignidade são seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.” (PROVERBIOS 31:25)
6º -Ela é de fé.A mulher de fé é aquela que vê nas dificuldades apenas novas oportunidades. Como dona de casa,sabe fazer do limão uma boa limonada!Estimula a fé do seu marido com palavras de ânimo e coragem.
“O coração do seu marido confia nela.” (PROVERBIOS 31:11)
7º -Ela é trabalhadeira.A mulher de DEUS nunca é preguiçosa, porque tem prazer em cuidar dos afazeres de casa de tal forma que, tudo estará em ordem. Ela não espera que os outros façam aquilo que é de sua competência.
“È ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento a sua casa e a tarefa as suas servas. Atende ao bom andamento da sua casa, e não come o pão da preguiça.” (PROVERBIOS 31:15)
8º -Ela é fiel. A mulher de Deus não é fiel apenas ao seu marido, mas também a sua igreja. Sua fidelidade se faz transparecer no serviço da obra de Deus.
“Aconteceu depois disto que andava Jesus de cidade e de aldeia em aldeia pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e o doze seguia com ele e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades.” (Lucas 8:13)
9º -Ela é sensata. A mulher de Deus sabe ser cuidadosa com suas palavras, especialmente quando o seu marido é incrédulo. Os lamentos e as reclamações nunca surtem bom efeito nos ouvidos de quem os ouve. Se for sensata, sabe como contornar uma situação desagradável, ao invés de ficar reclamando todo o tempo.
“ A morte a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza como do seu fruto.” (PROVERBIO18:21)
“O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre”. (PROVERBIO 11:13)
10º -Ela tem bons olhos. A mulher de Deus procura ver as demais pessoas como Deus as vê. É verdade que há mas e que é difícil vê-las com bons olhos, mas porque ela é de Deus os seus olhos sempre procuram ver o lado bom daquelas pessoas. É melhor ser prejudicado com bons olhos do alcançar vantagens com maus olhos.
“ São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo seu corpo será luminoso; se porém os teus olhos forem maus todo seu corpo estará em trevas. Por tanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Matheus 6:22-23)
Encontrando o verdadeiro descanso
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mt 11. 28-30).
Introdução
• Onde estão nossas preocupações?
• Por que concentramos tantas energias na resolução de problemas e, ainda assim, não temos sucesso em tudo? O que está faltando?
• Por que estressamos nossos c Por que estressamos nossos cônjuges, filhos, amigos, discípulos, discipuladores, com nossos problemas e esquecemos do ensino do Messias quanto a buscar o verdadeiro descanso e solução para os nossos problemas?
Hoje, vamos falar um pouco sobre a busca do descanso. Jesus ensinou sobre o verdadeiro descanso. Dentro da cultura judaica vigente, naquela época e ainda nos dias de hoje, alguns tabus impedem que a essência da Palavra seja vivida quanto ao descanso.
1. O que é o descanso? Por que Deus se preocupou com isso?
Deus sabia desde o princípio que o homem precisaria de refrigério, de descanso.
Des-can-sar — Tradução - Dar descanso a, aliviar da fadiga. Cessar o trabalho, os afazeres, aliviar as cargas.
Segundo o modelo da Bíblia, descansar é tudo isso e muito mais. Quando Deus criou o universo, Ele nos ensinou acerca do descanso. O Texto diz que de todas as suas obras Ele, o Eterno, descansou! No Novo Testamento, encontramos, na pessoa do Mashiach Yeshua, o respaldo para um descanso verdadeiro.
"Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”. (Gn 2.1-3)
Por que insistimos em não ouvir a voz de Deus? Não estamos falando de uma doutrina, mas de um princípio criado por Deus para o nosso bem estar. É impressionante como nos convertemos rapidamente a ensinos fora das escrituras, a doutrinas disfarçadas e num instante estamos mergulhados no paganismo, em contrapartida, nos opomos a tudo o que a Bíblia nos mostra quando se refere a quebra de “ tradições”. Somos resistentes, mesmo que esteja claro na palavra de Deus. O Eterno nos fala sobre a dura cerviz, é isso que encontramos, muitas vezes, durante a caminhada da fé, pessoas que sempre se opõe aos ensinos da palavra, porque preferem ficar na “ tradição” de ensinos fora das bases das escrituras.
O texto de Mateus nos diz: vinde a mim. Não diz eu vou a você, não diz: fique onde está, parado, ou inerte. Não, o texto diz: VINDE A MIM. Às vezes procuramos tudo, todos aqueles que achamos que podem resolver os nossos problemas. Mas esquecemos daquele que realmente resolve todos os problemas.
2. A quem é dado o direito de buscar descanso?
A alguns? A certos grupos sociais, elitizados? A uns poucos? Não, não é isso o que as escrituras dizem: TODOS! Isso inclui você. Deus não lhe excluiu! O mundo pode fazer isso. As pessoas podem fazer isso. A família, sem Deus, pode fazer isso, mas Deus não! Ele sempre estará com as portas abertas para receber os excluídos, os rejeitados, os marginalizados, os doentes no físico e na alma, nas emoções. O mundo exclui, Jesus recebe. Ele mesmo disse: “eu vim para os doentes, para os necessitados...” (Mt 9.12,13)
A quem Jesus recebe? Todos os cansados, sobrecarregados, oprimidos. Você está cansado de lutar para resolver problemas, está sobrecarregado? Venha a Jesus.
3. Por que devemos buscar o descanso em Deus?
Há uma promessa para quem busca o descanso em Deus, para quem vem até Ele. O texto diz: EU VOS ALIVIAREI! ALELUIA! Quer alívio, quer experimentar o verdadeiro descanso? Não fique aí, chorando como quem não tem solução, como se o seu problema não tivesse jeito. Não que você não possa chorar que não tenha o direito de chorar; não é isso. Você tem esse direito; mas não mergulhe no problema, não deixe que ele roube a sua alegria, ofusque o brilho que vem só de Deus. Salmo 30.5 declara, na parte b do verso: “... o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã...”, ou seja, o chore “pode”, isso implica possibilidade, direito, tempo limitado, determinado, e não o resto da vida. O Eterno sempre nos dará livramentos, sempre nos dará descanso, alívio, porque Ele é um Deus de pactos, de alianças e cumpre a todas as suas promessas. O que fazer? Apegar-se a elas, estudar cada uma delas, examiná-las e acima de tudo, vivê-las. Você pode. Já nos foi liberadas pelo Senhor Jesus Cristo. Tomamos posse; pois nos é herança.
Não precisa ser especial para achegar-se a Ele, simplesmente venha. Ele diz: vinde, vinde a mim!
4. Quais os benefícios de quem busca o descanso em Deus?
Quem aprende a descansar em Deus tem alívio, tem refrigério. Aprende Dele, pois Ele é manso e humilde. Isto significa alguém que se permite ser acessível, disponível, pois a mansidão abre caminhos, abre portas. Não há impedimentos. Ele é diferente de alguém agressivo, repulsivo, e que somente alguns arriscaria a aproximar-se. Imagine isto, que pessoas agressivas não têm amigos ou os são raros. Vivem solitárias, não há prazer em estar perto destas, pois nunca se sabe quando, e “até aonde se deva acreditar”. Pois, a necessidade de uma observação se tornaria desgastante. Entretanto, os mansos herdarão a terra. (Mt 5.5). Vemos duas características da personalidade de Jesus aqui, manso e humilde. Humildade fala de simplicidade. Fala de portas abertas para a multidão se aproximar, independente de sua posição social, seu nível intelectual, todos podem aproximar-se de um homem manso e humilde. Não é alguém arrogante, prepotente, mas humilde. Essa figura descrita na palavra dá-nos sempre, a certeza de que temos livre acesso a Ele.
Um dos maiores benefícios que encontramos na busca do verdadeiro descanso, é que temos a certeza que vamos achar o que procuramos. Deus se preocupa com a nossa saúde emocional, com a nossa alma. Ele diz: “achareis descanso para vossas ALMAS. E ele termina dizendo: porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Conclusão
Os benefícios do verdadeiro descanso também estão descritos no Salmo 23. Vemos aplicação dentro de um contexto que vivemos em nossos dias. Encontrar o verdadeiro descanso não significa ausência de problemas, mas alívio em meio a eles. Passamos por tribulações, problemas, alguns diriam vales, até mesmo o vale da sombra da morte, mas quando entendemos quem é o nosso verdadeiro descanso, somos capacitados, por Ele, a ultrapassar as barreiras, as dificuldades, e contemplar o Deus que está acima de todas as coisas, que nos ensina a elevar os nossos olhos para além dos montes, pois certamente nos virá o socorro. Faça deste salmo a sua oração e definição de vida pessoal hoje, e deixe que a unção da paz que excede a todo entendimento, venha sobre sua vida. Deixe que Jesus o Cristo, o Messias do Deus vivo, e que já veio para ti, transforme em canção de seus lábios a letra deste Salmo em sua vida. Que tal fechar os olhos e concentrar-se por alguns instantes no Elohim, Criador, enquanto Ele ministra em seu coração! Deixe-O ministrar, pois ele está junto de ti neste momento! Renda-ti a Ele, que diz: O que queres que EU ti faça? Não tenhas medo, Sou EU, o que fala contigo.
Salmo 23: "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre."
Que o Senhor, Deus eterno, te abençoe e te guarde, e Ele te dê a paz!
NOVO CÉU E NOVA TERRA
O capítulo 21 do Apocalipse apresenta o estabelecimento do reino de Deus na Terra e uma sumária descrição da cidade de Deus, a Nova Jerusalém. “Eis que crio novos céus e nova Terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão” Isaias 65:17. A própria lembrança do pecado estará apagada. Ainda soam as palavras de Jesus: "Vou prepara-vos lugar... e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou estejais vós também" João 14:2 e 3. Em meio às confusões do mundo atual, elas trazem nova esperança e grande conforto. Elas nos dizem que dias melhores certamente virão.
Deus promete que a angústia do pecado nunca mais retornará. "Não se levantará por duas vezes a angústia!" Naum 1:9. "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor porque as primeiras coisas passaram" Apocalipse 21:4.
Algumas pessoas consideram o Céu como uma fantasia infantil. Não sabem o que é, nem onde está. Apenas fazem idéia de que seja um bom lugar. Outros pensam nele como algo místico, irreal, onde os anjos sentados sobre nuvens estão a tocar suas harpas.
Apocalipse 21:1: “Então vi um novo céu e uma nova terra, pois já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” Os Santos conhecerão a razão do porquê do mar não existir na nova Terra. Apocalipse 21:2: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, ataviada como uma noiva para o seu noivo.”
João olha para o Céu e vê algo simplesmente indescritível. Uma enorme cidade flutua majestosamente no ar, e desce até tocar a Terra. Apocalipse 21:3: “E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens. Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles, e será o seu Deus.”
O grande sonho de Deus é morar com os homens. Nosso pequenino planeta, o único que permitiu a entrada da maldição do pecado, é a única mancha escura na gloriosa criação de Deus. Logo este planeta será honrado acima de todos os outros mundos do Universo de Deus. Por que? Porque “Deus habitará com eles”.
Apocalipse 21:4: “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas.”
Deus promete um tempo em que não haverá mais dor, nem sofrimento. Até qualquer lembrança que pudesse causar sofrimento será apagada da nossa memória. Apocalipse 21:5: “E o que estava assentado no trono disse: Faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, pois estas palavras são verdadeiras e fiéis.”
Nós nos reconheceremos? Os discípulos de Jesus O reconheceram após a Sua ressurreição. Maria O reconheceu perto do sepulcro, por voz familiar, quando a chamou pelo nome João 20:14 e 16. Jesus foi reconhecido pelos dois discípulos no caminho de Emaús, quando viram o modo como Ele abençoou o pão. Lucas 24:13-35
Visto que "seremos semelhantes a Ele", os redimidos certamente serão reconhecidos pelo tom de voz, por seus traços familiares e características individuais de personalidade; as marcas do pecado serão removidas, mas lá nos conheceremos e nos compreenderemos melhor do que nesta vida.
"Porque ado" (1 Coríntios 13:12). Apocalipse 21:6: “Disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.”
Apocalipse 21:7: “Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho
“Estou plenamente certo de que Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6). s h
“Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.” (Ap 21:8)
Os medrosos – São os que temem ser ridicularizados pelos amigos por causa da Palavra de Deus. Temeram perder seu prestígio social ou talvez seu emprego, e assim hesitaram aceitar a verdade de Deus. Não eram criminosos, assassinos, adúlteros ou bêbados. Eram covardes – temiam fazer o que é certo. Obedecer a Deus requer coragem. Estar ao lado da verdade custa alguma coisa. Abandonar maus hábitos requer sacrifício e oração. O pecado exige um alto preço. Mas que terrível preço pagarão os que rejeitarem o convite de Deus! Os incrédulos – A descrença deixará muita gente de fora da eternidade. Os Eruditos ateus impenitentes estarão entre eles. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Os homicidas – “Não Matarás” Êxodo 20:13.
Os adúlteros – “Não adulterarás” Êxodo 20:14
Os feiticeiros – Malaquias, 3:5o adulterar
Os feiticeiros –
“Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus” (Dt 18:9-13)
“Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos”? Isaías 8:19 Os idólatras - “Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra” Êxodo 20:3 e 4
(Tudo que tem lugar no coração do homem e que está acima de Deus é idolatria. Só Deus é digno de adoração).
OS MENTIROSOS – “Aquele que diz: Eu O conheço-o [Jesus], e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:4)
Apocalipse 21:9: “Então veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas pragas, e me disse: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.”
Apocalipse 21:10: “E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.”
Apocalipse 21:11: “Ela brilhava com a glória de Deus, e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como o jaspe cristalino.”
Apocalipse 21:12: “Tinha grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.”
Apocalipse 21:13: “Do lado do oriente tinha três portas, do lado do norte três portas, do lado do sul três portas, do lado do poente três portas.”
Apocalipse 21:14: “O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.”
Apocalipse 21:15: “Aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.”
Apocalipse 21:16: “A cidade era quadrangular, o seu comprimento era igual à sua largura. Mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios de comprimento, e a largura e a altura eram iguais.”
A extensão de doze mil estádios equivale aos quatro lados da cidade e não a cada lado dela; pois é dito que o anjo mediu a cidade, referindo-se a seu todo. Esse era o método antigo de medir as cidades, determinando-se assim a circunferência ou o perímetro delas.
(EM ATENAS, O ESTÁDIO ERA EQUIVALENTE A 185 METROS E 25 CENTÍMETROS. FAZENDO O CÁLCULO, CONCLUIREMOS QUE A NOVA JERUSALÉM MEDIRÁ 2.223 QUILÔMETROS, OU SEJA, CERCA DE 555 QUILÔMETROS EM CADA UM DE SEUS LADOS).
Apocalipse 21:17: “Ele mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, que o anjo estava usando.”
A altura do muro é de 144 côvados. O côvado era uma antiga medida de comprimento avaliada em 66 centímetros. 144 vezes 66 centímetros, totalizam 95 metros, que é, portanto, a altura do muro. Como o muro é de jaspe como cristal, pode-se ver de fora o interior da cidade.
Apocalipse 21:18: “O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido.”
As pessoas dão muito valor ao ouro. Para muitos, o ouro é mais importante do que tudo, incluindo a família e até mesmo Deus. Muitos arriscam perder a vida eterna por causa do ouro. Os salvos, entretanto, deram mais importância a Deus. Valorizaram muito mais as coisas espirituais do que as materiais. Por isso, terão ouro a seus pés.
Apocalipse 21:19: “Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;”
Apocalipse 21:20: “o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópaso; o décimo primeiro, de jacinto; o décimo segundo, de ametista.”
Apocalipse 21:21: “As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era uma só pérola. A praça da cidade era de ouro puro, como vidro transparente.”
Apocalipse 21:22: “Nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro.”
Apocalipse 21:23: “A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada.”
Apocalipse 21:24: “As nações andarão a sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.” Por “nações” podemos entender as nacionalidades dos salvos. Estes andarão à luz da cidade como reis, já que todos serão reis, pois reinarão com Cristo eternamente.
Apocalipse 21:25: “As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá.”
Apocalipse 21:26: “E a ela trarão a glória e a honra das nações.”
"Eles Edificarão casas, e nelas habitarão; plantarão vinhas, e comerão do seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do Meu povo será como a da árvore, e os Meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas mãos" Isaías 65:21 e 22
O trabalho é uma benção. O que seria a eternidade na ociosidade? Foi Deus quem deu aos nossos primeiros pais a tarefa de cultivar e guardar o jardim do Éden. Por certo era uma tarefa muito agradável que lhes dava prazer, pois só depois da entrada do pecado é que se fatigavam para ganhar o pão. (Gs 3:17)
Haverá também crescimento espiritual. Aos santos será dada oportunidade de estudar os atributos do santo caráter de Deus, em especial o Seu amor e a Sua graça. A Escritura diz ser intento de Deus, "mostrar nos séculos vindouros [na eternidade] a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus" Efésios 2:7. Assim, na Nova Terra os salvos aprenderão mais a respeito do amor e perfeição de Deus. Quanto mais conhecerem o Seu caráter, mais O amarão pela eternidade; e quanto mais O amarem, mais felizes serão.
Apocalipse 21:27: “E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira, mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.”
Ruas de ouro, portas de pérola, muros de jaspe. Assim como Adão se alegrava no jardim do Éden, também os salvos se alegrarão com os frutos do paraíso. Quando o Senhor restaurar a Terra, nenhum de seus habitantes dirá “estou doente”, pois os que ali habitarem serão perdoados de sua iniqüidade Isaías 33:24. O deserto se tornará em pomar, e os filhos de Deus habitarão em moradas de paz e em moradas bem seguras (Isaías 32:15-18). Então, quando a maldição for removida, as árvores do campo darão o seu fruto, a terra produzirá suas colheitas, e o Senhor lhes dará uma planta memorável (a árvore da vida) através da qual eles serão preservados para sempre Ezequiel (34:27-31)
Quer você habitar por toda a eternidade nessa cidade? O convite já foi feito! Basta você aceitar e se preparar para entrar nela.
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt 5:8)
|